quinta-feira, 30 de junho de 2016

Gastrônomia.CC.

Confeitaria Colombo.

Foto:Bianca Machado Damasio.


Salões da Confeitaria Colombo.Centro da Cidade.
Rio de janeiro.Brasil.

Fonte: Wikipédia Enciclopédia Livre.
A Confeitaria Colombo localiza-se no centro histórico da cidade do Rio de Janeiro,no Brasil,sendo um dos principais pontos turísticos da região central da cidade.Recentemente,a Confeitaria Colombo foi eleita como um dos 10 mais belos cafés do mundo.
A Confeitaria foi fundada em 1894 pelos imigrantes portugueses Joaquim Borges de Meirelles e Manuel José Lebrão,tendo um extenso número de clientes célebres entre a sociedade brasileira.
Sua arquitetura e ambiente permitem ter uma idéia de como teria sido a "Belle Époque" na capital da República.Entre 1912 e 1918 os salões do interior da Confeitaria foram reformados,com um toque Art Nouveau,com enormes espelhos de cristal trazidos da Antuérpia,emoldurados por elegantes frisos talhados em madeira de jacarandá.Os móveis de madeira do interior foram esculpidos na mesma época pelo artesão Antônio Borsoi.
Em 1922,as suas instalações foram ampliadas com a construção de um segundo andar,com um salão de chá.Uma abertura no teto do pavimento térreo permite ver a clarabóia do salão de chá,decorada com belos vitrais.
Entre os clientes famosos da Confeitaria estão Chiquinha Gonzaga,Olavo Bilac,Emílio de Meneses,Rui Barbosa,Villa Lobos,Lima Barreto,Getúlio Vargas e Juscelino Kubtscheck,entre muitos outros.

Foto:Bianca Machado Damasio.


BMD.Confeitaria Colombo.Centro da Cidade.
Rio de Janeiro.Brasil.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é bem vindo palavras ofensivas,críticas obscenas e qualquer tipo de confronto verbal.Obrigada pela sua atenção.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Arte.

Fonte:Wikipédia Enciclopédia Livre.
Arte.
Arte pode ser entendida como atividade humana ligada às manifestações de ordem estética ou comunicativa,realizada por meio de uma grande variedade de linguagens,tais como:arquitetura,desenho,escultura,pintura,escrita,música,dança,teatro e cinema,em suas variadas combinações.O processo criativo se dá à partir da percepção com o intuíto de expressar emoções e idéias,objetivando um significado único e diferente para cada obra.
Definição.
O principal problema na definição do que é arte é o fato de que esta definição varia com o tempo e de acordo com as várias culturas humanas.Devemos,pois ter em mente que a própria definição de arte é uma construção variável e sem significado constante.Muito do que hoje uma cultura ou grupo chama de arte não era ou não é considerado como pré-industrias em geral não possuem ou possuíam sequer um termo para designar arte.Numa visão muito simplificada,a arte está ligada principalmente à um ou mais dos seguintes aspectos:
*a manifestação de alguma habilidade especial.
*a criação artificial de algo pelo ser humano.
*o desencadeamento de algum tipo de resposta no ser humano,como o senso de prazer ou beleza.
*a apresentação de algum tipo de ordem,padrão ou harmonia.
*a transmissão de um senso de novidade e ineditismo.
*a expressão da realidade interior do criador.
*a comunicação de algo sob a forma de uma linguagem especial.
*a noção de valor e importância.
*a excitação da imaginação e a fantasia.
*a indução ou comunicação de uma experiência.
*coisas que possuam reconhecidamente um sentido.
*as coisas que dêem uma resposta à um dado problema.

Cultura.

Fonte:Wikipédia Enciclopédia Livre.
Cultura.
Principais Conceitos.
*Ciências Sociais.A cultura é um conjunto de idéias,comportamentos ,símbolos e práticas sociais artificiais aprendidos de geração em geração por meio da vida em sociedade.Cultura significa a herança social e total da humanidade.Assim,cultura como um todo,compões-se por um grande número de culturas,cada uma das quais é caracterítica de um certo grupo de indivíduos.
O uso da abstração é uma característica do que é cultura:os elementos culturais só existem na mente das pessoas,em seus símbolos tais como padrões artísticos e mitos.Entretanto,fala-se também em cultura material,por analogia a cultura simbólica,quando do estudo de produtos culturais concretos,obras de artes,escritos,ferramentas e etc... .Essa forma de cultura é preservada no tempo com mais facilidade uma vez que a cultura simbólica é extremamente frágil.

Educação.

Fonte:Wikipédia Enciclopédia Livre.
Educação.
A educação engloba os processos de ensinar e aprender.
No centro de um sistema deve situar-se o ser humano à educar,num horizonte de plenitude.A tarefa educativa consite,na verdade,na capacidade de identificar e de acompanhar esta presente inquietação do ser humano,mantendo vivo o amor pelo saber,despertando o coração e pondo em marcha a sua razão e a sua liberdade,tal liberdade construída pelos tijolos da autonomia dos indivíduos.
Este é um fenômeno observado em todas as sociedades e nos grupos constitutivos dessas,responsável por sua manutenção,perpetuação,transformação e evolução da sociedade à partir da instrução ou condução de conhecimentos,doutrinação,às gerações que se seguem,dos modos culturais de ser,estar e agir necessários à convivência e ao ajustamento de um membro no seu grupo ou sociedade.Ou seja,é um processo de socialização que visa uma melhor integração do indivíduo na sociedade ou no seu próprio grupo.
Enquanto o processo de sociabilização,a educação é exercida nos diversos espaços de convívio social,seja para a educação do indivíduo à sociedade,do indivíduo ao grupo ou dos grupos à sociedade.Nesse sentido,a educação coincide com os conceitos de socialização e endocultura,mas não se resume à estes.A prática educativa formal-que ocorre nos espaços escolarizados,que sejam da Educação Enfantil à Pós-Graduação - dá-se de forma intensional e com objetivos determinados,como no caso das escolas.No caso específico da educação formal exercida na escola,pode ser definida como educação escolar.
Educar não pode limitar-se à instruir,à transmitir informação,nem a transmitir competências;não só integra questões de autonomia,mas também problemas de autoridade,de tradições e de transmição da cultura.