terça-feira, 26 de setembro de 2017

Parque Quinta da Boa Vista.



Quinta da Boa Vista

Fotos e vídeos:Bianca Machado Damasio.



Introdução




Texto:Bianca Machado Damasio.

O Parque da Quinta da Boa Vista é um lugar  excelente para ir no final de semana com a família,tem muito espaço para as crianças brincarem e várias atrações à serem visitadas:o Museu Nacional,o Zoológico do Rio de Janeiro,o restaurante da Quinta da Boa Vista e,os jardins do parque que são:o Lago da Gruta,o Lago dos Pórticos e o jardim florestal com arvoredos e campos recreativos,incluindo áreas para picantes.
No riacho da gruta os visitantes podem fazer um pequeno passeio de caiaque ou sentar nos bancos do parque e admirar a paisagem.


Riacho da gruta.



 
                                     



Arara Vermelha 


Pato selvagem


Flamingo Patagônico

Cobra Gibóia



 Jacarés do Pântano


Ala dos Macacos.


Condor dos Andes

Bem próximo do riacho fica localizado o zoológico do Rio de Janeiro.O zoológico abriga várias epécies de animais:pássaros,répteis,mamíferos-macacos,urso,elefante e felinos,aves de rapina e outros animais dependendo da criação.
A forma de exibição é em cativeiros,onde alguns contêm grades e outros são em terrenos mais fundos ao ar livre e os visitantes podem olhá-los ,porém não podem tocá-los e nem alimentar os animais.
Ao terminar a visita ao zoológico,uma boa opção para um intervalo é o "Retaurante Quinta da Boa Vista-D.Pedro I",onde tem um cardápio com origens portuguesas e a tradição dos pratos brasileiros.O restaurante tem três salas e a varanda onde os vistantes podem curtir uma boa brisa do parque.Mas também,quem quiser fazer um lanche rápido o parque tem vários vendedores ambulantes,fica à critério de escolha do visitante.





Saguão do Restaurante D,Pedro I.


Eu,Bianca,visitando o restaurante.


Museu Nacional da Quinta da Boa Vista.


O Museu Nacional é a grande atração cultural,onde pode se ver o  atual acervo do Museu  nas ciência da paleontologia,antropologia e história do império de Dom Pedro I no Brasil.O prédio é em forma palaciana em três andares com um jardim imperial em seu terreno frontal.Foi a residência de D. Pedro I e sua família Imperial.

D.Leopoldina e seus Filhos.

O jardim imperial.

Ao terminar a visita ao Museu Nacional,o parque também tem à oferecer como atividade de lazer o jardim dos arvoredos onde tem terrenos planos para pic-nics,pátios para recreação e campos de esportes para atividades físicas,próximo à este local fica o coreto oriental onde pode-se avistar o lago dos pórticos.
O lago dos pórticos tem um pórtico em estrutura clássica européia,onde os visitantes se quiserem podem entrar em sua plataforma e  na beira do lago, ficam os pedalinhos para serem usados em passeio aquático.

O lago dos pórticos.


O Parque é relativamente grande por isso,se quiser conhecê-lo por completo é melhor resevar um dia para poder conhecê-lo mais detalhadamente.O horário local de serviços termina em torno das 17h.
Bom passeio à todos!

Foto:Bianca Machado Damasio.

O Palácio do Museu Nacional.

Origem:Wikipédia Enciclopédia Livre.
Assuntos gerais.
A Quinta da Boa Vista é um parque municipal no Bairro Imperial de São Cristóvão,localizado na zona norte da cidade do Rio de Janeiro,Brasil.
Constitui-se atualmente em um complexo paisagístico público de grande valor histórico.Nas dependências da Quinta localiza-se o Museu Nacional,instalado no local do Paço da Imperial Quinta de São Cristóvão,também chamado cronologicamente de Paço de São Cristóvão de 1803-1809,Palácio Real de 1810-1821,Palácio Imperial de 1822-1889 e atualmente também como Palácio de São Cristóvão,sendo este edifício um magnífico palácio em estilo neoclássico.
Foi utilizado durante o Império do Brasil em 1822-1889 como residência pela família imperial brasileira,desde a proclamação da independência do Brasil(1822) por Dom Pedro Alcântara de Bragança,príncipe real do Reino Unido de Portugal,Brasil e Algarves e,posteriormente,o primeiro imperador do Brasil como D.Pedro I.

Bianca Machado Damasio,visitando o Parque Quinta da Boa Vista.
São Cristóvão.Rio de Janeiro.Brasil.


Acervo histórico.
Fotos:Bianca Machado Damasio.
Salas Históricas
www.museunacional.com.br
Ao caminhar pelo Museu,o visitante encontrará também salas que mantiveram elementos artísticos e característicos do período imperial.No segundo piso,as salas do Trono e dos Embaixadores preservam pinturas datadas de 1856 à 1860.Na sala particular da Imperatriz Tereza Cristina(atual exposição pré-colombiana)chamam atenção douramentos sobre ornatos de madeira.Junto à esse cômodo ficava o gabinte de D.Pedro II,local utilizado como sala de estudos do Imperador.

Acervo da etnologia.
Etnologia das populações ameríndias.
A exposição traz as origens das populações ameríndias,como os incas e os jivaros,e conta um pouco da história da ocupação das Américas.Entre os destaques,estão tecidos pré-colombianos,instrumentos musicais,cerâmicas de formas diversas,além de uma múmia Aymara.
Etnologia indígena brasileira apresenta o protagonismo índigena  na formação do Brasil,sobretudo diante dos desafios contemporâneos.Propôe-se que o visitante acompanhe a vitalidade cultural dessas populações,relacionado os objetos às culturas dos povos.Destaque para as máscaras Tikuna utilizadas no ritual da moça nova,que é exibido em vídeo nesta sala.
Acervo da paleomtologia.
Paleontologia
A descoberta de um Gigante
Na sala Rondon,está a primeira réplica de um dinossauro de grande porte montada no Brasil:o Maxakalisaurus topai,um herbívoro de 9 toneladas e 13 metros de comprimento,que viveu à cerca de 80 milhões de anos na região do triangulo mineiro.
Um tiranossauro no Museu
Exibe a réplica do crânio deste carnívoro que viveu há 65 milhões de anos e que povoa a imaginação popular como o mais temido dos dinossauros.É apresentada também uma reconstituição em escala do T-rex em vida.
Na sala de Paleontologia
Situada na entrada do Museu,apresenta um grande painel sobre a origem da vida e os esqueletos das preguiças-gigantes e do tigre-dentes-de-sabre.Destaca-se também a representação em vida do dinossauro brasileiro Unayssauros tolentinal.
Unayssauros tolentinoi.
 Aqui termina esta jornada com o Parque Quinta da Boa Vista.
Eu sou carioca e amo o Rio de Janeiro.
Obrigada!💓👪🍎🌹🌸🏁🌿




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é bem vindo palavras ofensivas,críticas obscenas e qualquer tipo de confronto verbal.Obrigada pela sua atenção.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Arte.

Fonte:Wikipédia Enciclopédia Livre.
Arte.
Arte pode ser entendida como atividade humana ligada às manifestações de ordem estética ou comunicativa,realizada por meio de uma grande variedade de linguagens,tais como:arquitetura,desenho,escultura,pintura,escrita,música,dança,teatro e cinema,em suas variadas combinações.O processo criativo se dá à partir da percepção com o intuíto de expressar emoções e idéias,objetivando um significado único e diferente para cada obra.
Definição.
O principal problema na definição do que é arte é o fato de que esta definição varia com o tempo e de acordo com as várias culturas humanas.Devemos,pois ter em mente que a própria definição de arte é uma construção variável e sem significado constante.Muito do que hoje uma cultura ou grupo chama de arte não era ou não é considerado como pré-industrias em geral não possuem ou possuíam sequer um termo para designar arte.Numa visão muito simplificada,a arte está ligada principalmente à um ou mais dos seguintes aspectos:
*a manifestação de alguma habilidade especial.
*a criação artificial de algo pelo ser humano.
*o desencadeamento de algum tipo de resposta no ser humano,como o senso de prazer ou beleza.
*a apresentação de algum tipo de ordem,padrão ou harmonia.
*a transmissão de um senso de novidade e ineditismo.
*a expressão da realidade interior do criador.
*a comunicação de algo sob a forma de uma linguagem especial.
*a noção de valor e importância.
*a excitação da imaginação e a fantasia.
*a indução ou comunicação de uma experiência.
*coisas que possuam reconhecidamente um sentido.
*as coisas que dêem uma resposta à um dado problema.

Cultura.

Fonte:Wikipédia Enciclopédia Livre.
Cultura.
Principais Conceitos.
*Ciências Sociais.A cultura é um conjunto de idéias,comportamentos ,símbolos e práticas sociais artificiais aprendidos de geração em geração por meio da vida em sociedade.Cultura significa a herança social e total da humanidade.Assim,cultura como um todo,compões-se por um grande número de culturas,cada uma das quais é caracterítica de um certo grupo de indivíduos.
O uso da abstração é uma característica do que é cultura:os elementos culturais só existem na mente das pessoas,em seus símbolos tais como padrões artísticos e mitos.Entretanto,fala-se também em cultura material,por analogia a cultura simbólica,quando do estudo de produtos culturais concretos,obras de artes,escritos,ferramentas e etc... .Essa forma de cultura é preservada no tempo com mais facilidade uma vez que a cultura simbólica é extremamente frágil.

Educação.

Fonte:Wikipédia Enciclopédia Livre.
Educação.
A educação engloba os processos de ensinar e aprender.
No centro de um sistema deve situar-se o ser humano à educar,num horizonte de plenitude.A tarefa educativa consite,na verdade,na capacidade de identificar e de acompanhar esta presente inquietação do ser humano,mantendo vivo o amor pelo saber,despertando o coração e pondo em marcha a sua razão e a sua liberdade,tal liberdade construída pelos tijolos da autonomia dos indivíduos.
Este é um fenômeno observado em todas as sociedades e nos grupos constitutivos dessas,responsável por sua manutenção,perpetuação,transformação e evolução da sociedade à partir da instrução ou condução de conhecimentos,doutrinação,às gerações que se seguem,dos modos culturais de ser,estar e agir necessários à convivência e ao ajustamento de um membro no seu grupo ou sociedade.Ou seja,é um processo de socialização que visa uma melhor integração do indivíduo na sociedade ou no seu próprio grupo.
Enquanto o processo de sociabilização,a educação é exercida nos diversos espaços de convívio social,seja para a educação do indivíduo à sociedade,do indivíduo ao grupo ou dos grupos à sociedade.Nesse sentido,a educação coincide com os conceitos de socialização e endocultura,mas não se resume à estes.A prática educativa formal-que ocorre nos espaços escolarizados,que sejam da Educação Enfantil à Pós-Graduação - dá-se de forma intensional e com objetivos determinados,como no caso das escolas.No caso específico da educação formal exercida na escola,pode ser definida como educação escolar.
Educar não pode limitar-se à instruir,à transmitir informação,nem a transmitir competências;não só integra questões de autonomia,mas também problemas de autoridade,de tradições e de transmição da cultura.